quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Idade certa para menstruação

meninos acho bom que não leiam essa postagem pode deixar alguma menina com vergonha obrigada!!

O mais comum é ficar menstruada pela primeira vez entre os 11 e 13 anos. Mas mais comum não quer dizer que é o que tem que acontecer com você. Os médicos consideram normal menstruar entre os 8 e 16 anos (isso mesmo!). Tudo depende do organismo de cada garota (da mesma forma que alguma começam a ter peito antes que outras, ou espinhas, ou pelo nas pernas…). Por isso, não precisa encanar sem motivo.

Mas tem algum jeito de saber quando eu vou menstruar?
Dá pra ficar atenta a algumas pistas. A primeira menstruação costuma aparecer dois anos depois do começo do nascimento dos seios e entre 6 meses e um ano depois de o muco vaginal se tornar mais forte (como se fosse um corrimento, só que sem cheiro e com a consistência parecida a clara de ovo :S). Também vale fazer uma rápida investigação familiar: é grande a chance de você ficar menstruada na mesma idade em que sua mãe e irmã mais velha ficaram.

O lado bom da história…
Enquanto você não menstruar, vai seguir crescendo com mais intensidade. Depois da primeira menstruação, o normal é que cresça mais cerca de 4 cm e pare por aí. Tá vendo como nem tudo está perdido ;)

Um comentário: