quinta-feira, 28 de junho de 2012

Borboletices


A vida é ciclo.

Um circuito que percorremos e nesse trajeto, caímos, levantamos, nos transformamos, nos superamos, voltamos a cair e voltamos a nos levantar, e então choramos e então sorrimos...
O barato da vida está em suas transformações.
A beleza da vida está em suas nuances.
Quantas cores diante dos nossos olhos e sequer conseguimos ver?
Sejamos, pois, borboletas!
Aprendamos com seu ciclo de vida:
- Ovo : Voltemos à graciosidade de ser criança, de se fazer pequeno.
É preciso não abandonar a fantasia e a inocência...
Vamos relembrar as histórias, o colo, a mágica!
Brincar com a vida e não simplesmente passar por ela.
- Larva: Encarar a vida com olhos de gente grande!
De repente surge toda sorte de compromissos e ser lagarta é uma responsabilidade muito grande. É o período da construção. Nesse momento, as lagartas comem muito, criam reservas.
Estudar, trabalhar, criar laços. Façamos isso com afinco. Isso não é mau. O importante é sabermos dar a leveza necessária a cada uma de nossas atitudes. E crescer da maneira mais digna e bonita que nos seja possível. O tempo urge. As coisas acontecem. E o equilíbrio em nossas ações é o que faz a diferença enquanto somos lagartas. Afinal, não queremos despencar dos galhos, queremos nos firmar em nosso espaço.
- Pupa: Chega um momento em que estamos tão cheios, tão fartos, tão cansados...
Ser lagarta cansa, e atire a primeira pedra quem nunca sentiu aquela vontade de se recolher, se reorganizar, promover mudanças internas para que a vida seja dádiva e não dúvida.
E então, quando chega esse momento, devemos ser pupa, que se desenvolve dentro da crisálida, do casulo. É preciso tecer esse casulo, tecer com as linhas da verdade e do discernimento. Silenciar, refletir e mais que tudo, desejar e permitir a mudança.
No casulo, está a potencialidade do ser. Às vezes não é tão fácil, nem tão simples, mas a  metamorfose é o grande presente deste ciclo. Permita-se!
- Imago: E depois de tudo isso, a metamorfose está completa! Chegou a hora de beber o nectar da renovação. Eis que surge a fase adulta, o amadurecimento. Muito prazer: Borboleta!Esta metáfora da ressurreição, do renascimento...Sejamos, pois borboletas, graciosas e ligeiras. Livres para voar com nossas próprias asas. Prontas para alçar vôos mais altos! Colorir não só a nossa existência, como a daqueles que nos rodeiam. Buscar nos jardins da vida o polén da felicidade, sempre lembrando que, se a vida é ciclo, podemos sempre recomeçar. Voltar a ser ovo, passar por todo o processo novamente, estar aberto às mudanças e transformações que nos são tão necessárias...Sempre será possível sair borboletando por aí...Aproveite, mude, transforme-se...... e voe!

Um comentário:

  1. Meu texto! Blog Fabricantes de Sonhos! www.millaborges.blogspot.com.br

    Que bom que gostou!

    ResponderExcluir